Os cinco reinos
Seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos (capazes de fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento) ou heterotróficos (não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos). Reino Monera - Compreende os organismos unicelulares e procariontes que não possuem núcleo individualizado. Exemplos: bactérias, cianofíceas e Algas Azuis (ou Cianobactérias).
Reino Protista
Seres vivos unicelulares, com células eucariontes,.Podem ser autótrofos (seres que se alimentam de si próprio), ou seja, protistas que possuem clorofila e fazem a fotossíntese; no entanto, existem também outros protistas que são heterótrofos, ou seja, incapazes de fazer fotossíntese e que se alimentam de matéria orgânica. Protistas autótrofos constituem a maior parte do plâncton marinho e dulcícola, são os mais importantes produtores nesses ecossistemas aquáticos. Reino Protista - Compreende os organismos unicelulares eucariontes, isto é, que possuem núcleo organizado (delimitado por membrana ou carioteca).
Exemplos: protozoários, algas unicelulares (euglenófitas, crisófitas e pirrófitas) amebas e Paramércios.
Reino dos Fungos (ou Fungi)
Seres vivos unicelulares ou pluricelulares, com células eucariontes. Compreende os organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e heterótrofos (alimentam-se de substâncias orgânicas pré-elaboradas).
Exemplos: todos os fungos (bolor, fermento e cogumelo e leveduras)
Reino Animal
Compreende os seres, pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: todos os animais desde os Poríferos até Mamíferos.
Reino Vegetal Seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos. Ou seja, as plantas pluricelulares e eucariontes.
Exemplos: algas pluricelulares (clorofíceas, rodofíceas e feofíceas), vegetais intermediários e vegetais superiores, musgo, samambaia e margarida.