Biologia Segundo Trimestre
É formado por seres autótrofos, eucariontes, pluricelulares, fotossintéticos, têm raiz, caule, folha e parede celular composta de celulose.
As algas verdes deram origem às algas verdes atuais que não fazem parte do reino por não terem tecidos especializados. As briófitas são plantas que possuem o embrião, que se reproduz através dos gametófitos e cresce lentamente por não terem vasos condutores de seiva. As pteridófitas possuem os vasos condutores de seiva, portanto crescem rapidamente porque estes conduzem nutrientes. As gimnospermas são plantas que possuem o grão de pólen, tendo mais variabilidade genética, não precisará da água e é transportado pelo vento. As angiospermas produzem frutos e flores, os frutos espalham as sementes, e as flores melhoram a polinização. O pólen é transportado pelos insetos, ou aves.
Briófitas
Formadas por musgos, antoceros e hepáticas. São plantas de pequeno porte – avascular, ou seja, sem vasos condutores e depende da água para reprodução. O musgo é um gametófito que possui gametas, o anterozóide e a oosfera que se unirão para formar um embrião, que é um esporófito que possui dois conjuntos cromossômicos. Sofrerá a meiose para dividir o número de conjunto cromossômico, entrará em uma planta que possui uma haste e uma cápsula que será responsável pela liberação dos esporos para formar novos gametófitos, através da germinação.
Pteridófitas
Formadas pelas samambaias, avencas, “renda portuguesa”, selaginela e equisetum. Este é o primeiro grupo com vasos condutores de seiva, estes tipos de plantas dependem da água para se reproduzirem, o gametófito é efêmero e o esporófito é a geração dominante.
O xilema é um processo em que a seiva bruta que é constituída de água e sais é transportada para cima.
Floema é um processo em que a seiva elaborada constituída de água e glicose é transportada para baixo.
A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito.
Em certas épocas,