Biologia molecular do câncer colorretal
GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR ________________________________
Biologia Molecular do Câncer Colorretal: Uma Revolução Silenciosa em Andamento Mauro de Souza Leite Pinho
Vol. 28 Nº 3
Biologia Molecular do Câncer Colorretal: Uma Revolução Silenciosa em Andamento
Molecular Biology of Colorectal Cancer: A Silent Revolution
MAURO DE SOUZA LEITE PINHO1 Professor da Disciplina de Clínica Cirúrgica da UNIVILLE, Joinville, SC. Cirurgião do Departamento de Cirurgia do Hospital Municipal São José, Joinville, SC - Brasil.
1
PINHO MSL. Biologia Molecular do Câncer Colorretal: Uma Revolução Silenciosa em Andamento. Rev bras Coloproct, 2008;28(3): 353368. RESUMO: Embora os estudos sobre biologia molecular permaneçam como a principal expectativa para o surgimento de novos conceitos e recursos para o tratamento do câncer colorretal, a ausência de resultados de real impacto do ponto de vista clínico ao longo dos últimos anos podem representar uma frustração para quem não esteja acompanhando de perto a evolução das pesquisas nesta área. Assim sendo, nosso objetivo no presente texto é apresentar uma breve revisão do caminho percorrido até o momento desde os trabalhos pioneiros sobre carcinogênese colorretal até as pesquisas mais recentes sobre proteômica, demonstrando assim o constante fluxo de grandes avanços os quais possibilitam uma previsão realista a curto ou médio prazo da disponibilização de recursos de amplo impacto, com potencial para alterar de forma relevante os resultados do tratamento desta importante doença. Descritores: Câncer colorretal; biologia molecular.
Apesar de ser um tema relativamente complexo para aqueles que atuam na prática clínica, é um verdadeiro consenso a expectativa de que os estudos baseados em biologia molecular venham a oferecer os necessários avanços na compreensão da fisiopatologia, do diagnóstico e do tratamento do câncer. Talvez em decorrência desta expectativa, temos freqüentemente a