biologia dez
Solubilidade: Os álcoois de cadeia curta, que possuem maior tendência polar, são bastante solúveis em água, porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água.
Conforme aumenta o tamanho da cadeia carbônica e a tendência apolar, os álcoois vão ficando insolúveis em água. Monoálcoois com 4 ou 5 carbonos na cadeia são praticamente insolúveis em água. Porém, os poliálcoois possuem mais hidroxilas que realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Assim, mesmo possuindo uma cadeia carbônica maior, quanto mais hidroxilas o poliálcool apresentar, mais solúvel em água ele é.
A solubilidade de uma substância orgânica está diretamente relacionada com a estrutura molecular, especialmente com a polaridade das ligações e da espécie química como um todo (momento de dipolo). Geralmente, os compostos apolares ou fracamente polares são solúveis em solventes apolares ou de baixa polaridade, enquanto que compostos de alta polaridade são solúveis em solventes também polares, o que está de acordo com a regra empírica de grande utilidade: "polar dissolve polar, apolar dissolve apolar" ou "o semelhante dissolve o semelhante". A solubilidade depende, portanto, das forças de atração intermoleculares.
(Informações pega na internet até aqui)
Dicionário Ingrid
Solúveis: São miscíveis
Insolúveis: São Imiscíveis
Met: 1 Carbono
Et: 2 Carbonos
Prop: 2 Carbonos
But: 4 Carbonos
Pent: 5 Carbonos
Hex: 6 Carbonos
Hept: 7 Carbonos
Oct: 8 Carbonos
Non: 9 Carbonos
Dec: 10 Carbonos
Estruturas Estrutural
Metanol
CH3-OH
Etanol
CH3-CH2-OH
n-Propanol
CH3-CH2-CH2-OH
iso-Propanol
CH3-CH-CH3 OH
n-Butanol
CH3-CH2-CH2-CH2-OH
sec-Butanol
(Internet) t-Butanol (INTENET) n-Pentanol CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-OH
Etileno Glicol
OH-CH2-CH2-OH
Sacarose (Juro que eu não sei como é)
(INTERNET)
Clorofórmio