Ecologia
IFPA
Campo de Estudo da Ecologia
Alunos: Italo Ramon.
Lilian Favacho Rodrigues.
Thais Correa Moraes.
Vanessa dos Santos.
Victor Cidade.
Turma: I2292TG
Belém, Pará
2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Campus Belém
Professor: Roberto Vilhena
Alunos: Italo Ramon.
Lilian Favacho Rodrigues.
Thais Correa Moraes. .
Vanessa dos Santos.
Victor Cidade.
Turma: I2292TG
Disciplina: Biologia.
Assunto:
Campo de Estudo da Ecologia
Belém, Pará
2012
Introdução
Um dos ramos mais fascinantes da Biologia é a Ecologia. A Ecologia (oikos = casa ou ambiente, logos=estudo) é a ciência responsável por estudar como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e as consequências dessas relações.
Um ser vivo é dependente do meio onde vive e dos fatores que o compõe. Uma serpente, por exemplo, para sobreviver em um local, precisa se alimentar de outros animais menores, como sapos, esquilos e outros roedores. Ao se alimentar, a serpente faz o controle dessas espécies e também serve de alimento para outros animais, como a harpia. Também precisa da água de um rio para beber e de um abrigo contra predadores. Essas relações e dependências que um indivíduo tem com o meio onde vive e como ele altera esse meio é o objetivo desta ciência.
Os seres vivos são estudados em inúmeros aspectos. Pode-se verificar uma espécie de hierarquia, uma organização da vida que vai desde uma célula até a biosfera formada por grandes ecossistemas, que por sua vez