Biologia Celular
O DNA “todo” é uma informação genética, com regiões onde os genes irão ser transcritos e traduzidos e regiões onde não serão transcritos e traduzidos.
Introns: local no DNA onde um genótipo (informação genética), não vai ser transcrito e traduzido, consequentemente não vai leva a um fenótipo (característica).
Exons: local no DNA onde um genótipo vai ser transcrito e traduzido, e que vai dar origem ao fenótipo (caraterísticas). E consequentemente gerar uma proteína com determinada característica.
Gene (informação genética): é a região do DNA que vai ser transcrito e traduzido, é o que vai ser expresso, e que vai gerar o fenótipo (características). O gene obrigatoriamente, para ser transcrito e traduzido, apresenta o start códon (inicio da transcrição) e o stop códon (fim da transcrição), que é determinado pela sequencia de nucleotídeos presente no DNA.
Genótipo: Conjunto de genes.
Fenótipo: Característica (visível a olho nu).
Dentro do núcleo há vários cromossomos (material genético), que varia de espécie para espécie.
Quando se tira metade de um cromossomo, perde metade do genótipo (metade das características – Informações).
Célula somática: aquela que tem a quantidade de cromossomos que representa a sua espécie (todas as células do corpo, menos as germinativas – ovócitos e espermatozoide).
Cariótipo: é a analise que conta quantos cromossomos tem dentro de uma célula somática de uma determinada espécie.
Cariograma: representação gráfica dessa contagem.
Cromossomos autossômicos: São os cromossomos presente num individuo de uma determinada espécie. Ex: Espécie humana, 22 pares (comuns para a espécie, porém com genes que variam para cada individuo – características homem x mulher, cor dos olhos, barba, etc).
Cromossomos sexuais: São os cromossomo que determinam o sexo masculino e feminino, 1 par. São os últimos pares quando representados no cariograma (distintos para os diferente sexos). *Homem: XY *Mulher: XX
Aberrações