bioinseticidas
INTRODUÇÃO
A produção, pesquisa e desenvolvimento de bioinseticida é um ramo amplo contendo então diversas aplicações na atualidade. Apesar de apresentar apenas 1% do mercado total de produtos com o mesmo objetivo (pesticidas, fungicidas, herbicidas, entre outros), desde pequenos agricultores á grandes plantações por todo o pais utilizam essa linha de produto.
DESENVOLVIMENTO
Os insetos podem ser tanto benéficos quanto maléficos na produção de uma cultura. Alguns desses organismos auxiliam, dão suporte e até impedem a manifestação de outras pragas ou patógenos. Porém outros insetos são considerados pragas indesejadas e nocivas ao desenvolvimento agrícola da cultura ou então nocivas ao consumidor final, podendo ser o ser humano ou outros animais.
Por ser produzido partindo de bactérias encontradas no meio ambiente, o bioinseticida apresenta em sua composição um material mais natural, não agredindo o ambiente e possui uma ação específica em relação a um determinado gênero, segundo a pesquisadora responsável pelo Laboratório de Microbiologia Industrial do IPT, Maria Filomena de Andrade Rodrigues: "Esta característica faz com que o bioinseticida elimine apenas alguns insetos alvos, ao contrário do inseticida comum, que atinge todos os insetos que estiverem na região. Assim, não se mata insetos como borboletas e formigas, por exemplo.”.
Os bioinseticidas podem agir de diversas formas na praga, a bactéria Bacillus thuringiensis, por exemplo, é um bioinseticida microbiológico que age através da ingestão. Após a eclosão dos ovos, as lagartas de lepidóptero se alimentam da planta tratada, ingerindo os Bacillus e suas toxinas, que atuarão no aparelho digestivo e causará a morte do inseto.
PROCESSOS
Uma característica da produção é o fato dos microrganismos se desenvolverem em meio artificial (in vitro),podendo então ser produzido em larga escala,utilizando técnicas de fermentação. Porem , se o patógeno se reproduzir apenas in vivo, é necessário