Biografias
especializado no estudo das ciências naturais principalmente na etnografia, antropologia e paleontologia. Os irmãos Ameghino foram reunindo uma importante coleção de ossos, que com o passar dos anos se transformou na maior compilação conhecida na América nos fins do século XIX.
Florentino Ameghino estudou e classificou mais de 6000 espécies (muitas até este momento desconhecidas) e elaborou uma teoria que situava a origem dos mamíferos nos pampas argentinos. Além disso, propôs a tese de origem americana do homem baseando-se em seus estudos sobre os fósseis encontrados.
Niède Guidon
Formada em História Natural, trabalhou no Museu Paulista, quando tomou conhecimento do sítio arqueológico de São Raimundo Nonato no Piauí, no ano de 1963. Especializou-se em arqueologia pré-histórica, pela Sorbonne, e especialização pela Universidade de Paris I. Os achados arqueológicos de Guidon levam a crer que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se crê de ordinário. Enquanto a teoria mais comumente aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram no continente há 15 000 anos, alguns dos sítios arqueológicos de Guidon contém artefatos que datam de 45 000 anos atrás. O problema de sua hipótese é que o que é tido por Guidon e sua equipe como sendo "artefatos" é tido por outros como sendo "geofatos" - os primeiros sendo produtos do trabalho humano e os últimos sendo produtos da ação de forças naturais. Alguns aceitam as evidências arqueológicas sem contestá-las; outros pensam que elas não são sólidas o suficiente para derrubar as antigas hipotéses.
Zecharia Sitchin (1920-2010)
foi um pesquisador aclamado internacionalmente e autor de 14 livros. Sr. Sitchin nasceu na Rússia e cresceu na Palestina, onde adquiriu um profundo conhecimento de línguas antigas e modernas, a Bíblia, a arqueologia e história do antigo Oriente Médio. Estudou na