Entrevista
Idade: 29 anos
Estado civil: solteira
Profissão: Professora
Ensino Superior completo
Centro Universitário Assunção (UNIFAI)
Respostas
1) O ensino de Matemática deve fornecer aos estudantes instrumentos que os auxiliem, tanto na análise de uma situação crítica quanto na busca por alternativas para resolver a situação. Nesse sentido, ensino os alunos a usar modelos matemáticos, mas antes levo-os a questionar o porquê, como, para quê e quando utilizá-los. Os problemas matemáticos, devem ter significado para o aluno, necessitando estar ancorados nas práticas sociais.
2) O Planejamento é minha principal ferramenta de trabalho. É o fio condutor da ação educativa. No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais como: conhecimento da realidade; dados de identificação; finalidade; conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia atividades discentes; cronograma; recursos; avaliação (para verificar se os objetivos estão sendo alcançados). Quanto ao planejamento de uma disciplina, elaboro antes do início do ano letivo, organizo as ações, e esse plano fica sempre flexível, permitindo adaptações ao longo do processo, possibilitando a co-participação dos alunos.
3) É preciso uma mudança do quadro atual da educação, que deve passar por um resgate do reconhecimento e respeito da importância social dos profissionais da educação, envolvendo não só gestores, mas também professores. Promover o aumento e o cumprimento do piso salarial dos profissionais, investir na melhoria das condições de trabalho e dos planos de carreira, assim como fortalecer programas de formação inicial e continuada adequados e de qualidade. Estabelecer rede digital de compartilhamento de experiências e construção coletiva do conhecimento e garantir o acesso a computadores e Internet aos professores.
4) no processo ensino-aprendizagem uma prática consciente deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa,