Biografia
Quem foi Mário Raul de Morais Andrade? Nascido no ano de 1893, e faleceu em 1945.
Além de poeta, ficcionista, ensaísta, crítico e professor, Mário de Andrade foi um dos articuladores, junto com o poeta Oswald de Andrade, da Semana de Arte Moderna, que mudou radicalmente o rumo das artes no Brasil.
Sua obra Paulicéia Desvairada (1922) representa para muitos o surgimento da poesia modernista no Brasil. Macunaíma (1928) é provavelmente sua obra mais importante.
É também autor de Losango Cáqui (1926), Amar, Verbo Intransitivo (1927) e O Empalhador de Passarinho (1944), entre seus inúmeros outros livros.
Seus únicos dois romances foram adaptados para o cinema com enorme sucesso: Macunaíma, por Joaquim Pedro de Andrade, com Grande Otelo e Paulo José se revezando no papel principal, e Amar, Verbo Intransitivo, que ganhou o nome de Lição de Amor, dirigido por Eduardo Escorel.
Intelectual Modernista: Mário de Andrade foi um defensor aguerrido da estética modernista e criou algumas das obras que ajudaram a fixar o novo estilo.
Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, veio para o Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista