Biografia
Jacó foi o segundo filho de Isaque e Rebeca, gêmeo de Esaú, provavelmente nasceu em Laairoi. Jacó quando cresceu seguiu a vida de pastor, enquanto o seu irmão se tornou um caçador, porém o seu comportamento para com Esaú era de egoísmo. Quando Isaque tinha 160 anos, Jacó e sua mãe Rebeca conspiraram para enganar o velho pelo direito da primogenitura, (uma porção dobrada da herança). Logo após ter adquirido a benção do seu pai, Jacó conscientizou-se da sua culpa e fugiu para a cidade de Harã para a casa de seu tio Labão.
Ele encontrou a sua prima Raquel, então Jacó se interessou em casar com ela. Falou com Labão que só autorizou que ele casasse com Raquel se ele trabalhasse por 7 anos. A cada dia que passava Jacó amava mais Raquel, mas Labão enganou Jacó e deu-lhe a outra filha, Lia, em casamento. Porém a vontade de Jacó era muito grande em casar com Raquel que ele trabalhou mais 7 anos para casar com ela realmente.
Após Jacó seguiu viagem para Siquém, lá encontrou com seu irmão Esaú e então o espírito de vingança de Esaú tinha acabado e os dois irmãos se viram como amigos e o resto de suas vidas mantiveram relações amigáveis. Com o tempo e sob a direção divina Jacó mudou-se para Betel.
Raquel morreu ao dá a luz ao seu segundo filho, Benjamim (irmão de José). Jacó teve 12 filhos, com Lia ele teve 6 filhos, são eles Rubens, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulon. Com Raquel teve 2 filhos, José e Benjamim. Com Bila a serva de Raquel ele teve 2 filhos, Dã e Naftali e com Zilpa a serva de Lia ele teve 2 filhos, Gade e Aser. Já avançado de idade Jacó morre e seu corpo foi embalsamado e sepultado na terra de Canaã junto de Raquel.
MÉTODOS DE ESTUDO