politica social
Na atual realidade capitalista, o então capitalismo, representa uma das sociedades mais discriminatória dentre todas as outras, já que as Políticas Sociais tem por finalidade, reduzir a exclusão as vantagens sociais e não encara-las como meras carência material. Todo o recurso que é apropriado pelo Estado, este tem por finalidade garantir o bom funcionamento da política social, agindo como o gerenciador pelo próprio poder público, tornando-se desnecessário a obrigatoriedade da utilização do montante arrecadado em sua totalidade, haja vista que, para dar ensejo às garantias asseguradas ao trabalhador assalariado, objetiva-se um serviço, ao menos, satisfatório.
POLITICA SOCIAL
As sociedades constroem ao longo de sua história, a partir da força do movimento social e das organizações políticas, uma série de mecanismos estatais que se destinam a diversos propósitos. Esses mecanismos ganham contorno de uma política social quando se destinam a proteger e promover seus membros. Não existe um padrão consensual de conjunto de políticas preestabelecido para se determinar o que seja uma política social. A política social tem aspectos bastante dinâmicos, uma vez que, em sua trajetória histórica, cada sociedade incorpora o reconhecimento de determinadas contingências, riscos sociais e igualdades desejáveis, exigindo que o Estado assuma a responsabilidade pela sua defesa e proteção. Tais processos constituem, em cada país, sistemas de proteção e promoção social com maior ou menor.
A definição mais conhecida continua sendo a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz. Outras definições enfatizam o papel da política pública na solução de problemas. Críticos dessas definições, que superestimam aspectos racionais e procedimentais das políticas públicas, argumentam que elas ignoram a essência da política