Biografia
Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., nascido em Samos e cuja vida é pouco conhecida, viajou pela Pérsia, Gália, Creta, Egito e depois fundou em Crotona, na Magna Grécia, uma escola que rapidamente alcançou grande desenvolvimento e à qual afluiu um número considerável de discípulos. Não deixou nenhuma obra escrita. O teorema da hipotenusa, ao qual seu nome permaneceu ligado, já era conhecido pelos babilônios um milênio antes de Pitágoras. Também atribuíram a ele a soma dos ângulos do triângulo, a construção de certos poliedros regulares e o início do cálculo das proporções. É quase certo que remonta a Pitágoras a afirmação enunciada por Aristóteles, segundo a qual todas as coisas são números. Pitágoras reduziu o acorde musical a uma proporção matemática e, desse modo, chegou à idéia de que "os números são, por assim dizer, o princípio, a fonte e a raiz de todas as coisas".
Pythagoras de Samos (569 aC. - 475 aC)
Freqüentemente é descrito como o primeiro matemático puro. É uma figura extremamente importante no desenvolvimento da matemática e ainda hoje sabemos relativamente pouco sobre suas realizações matemáticas. Diferente ocorreu mais tarde com os matemáticos Gregos, onde pelo menos temos alguns livros que eles escreveram, não temos nada de escritos de Pythagoras. A sociedade que ele dirigiu, meio religiosa e meio científica, seguiu um código de segredo que certamente significa que Pythagoras é uma figura misteriosa.
Temos detalhes da vida do Pythagoras de biografias prévias que usam fontes originais importantes e são escritos por autores que atribuem poderes divinos a ele. O que nós apresentamos abaixo é uma tentativa de coletar junto a fontes de confiança e reconstruir uma parte da vida do Pythagoras.
Alguns historiadores tratam todas estas informações como lendas mas, mesmo que o leitor as trate desta maneira, é certo que é de importância histórica. O pai do Pythagoras era Mnesarchus, enquanto sua mãe era Pythais nativa de