biografia the supremes
The Supremes foi um grupo de vocal feminino muito bem sucedido. O grupo ficou ativo desde 1959 até 1977. O grupo tinha vários estilos musicais, incluindo Doo-Wop, Pop, Soul, Psicodelia e Disco.
O grupo, foi uma das principais marcas da gravadora Motown. The Supremes foi inicialmente conhecido como Primettes. Inicialmente o grupo era formado por quatro cantoras, sendo elas: Barbara Martin, Diana Ross, Florence Ballard e Mary Wilson. O mesmo conseguiu emplacar 20 sucessos no Hot 100 da Bilboard, entre 1964 e 1969. Muitos desses sucessos foram escritos e produzidos pelo time mais criativo da Motown, o Holland-Dozier-Holland. O grupo também foi o pioneiro nesse estilo de música, e conseguiu deixar uma marca para que próximos artistas do mesmo estilo tivessem sucesso nos Estados Unidos.
Em 1958, Florence Ballard, uma estudante do ensino médio que vivia no Projeto de Habitação Brewster-Douglass em Detroit, conheceu dois integrantes de um grupo de canto masculino em Detroit conhecido como The Primes. Esses dois integrantes eram Paul Williams e Eddie Kendricks. Como Florence Ballard também cantava, Paul Williams teve uma ideia de criar um grupo de canto feminino. Ele chamou para o grupo sua namorada Betty McGlown, Florence Ballard, cuja mesma trouxe para o grupo sua melhor amiga, Mary Wilson, que por sua vez, trouxe Diana Ross. Inicialmente o grupo foi chamado de Primettes. O grupo fez muito sucesso no início cantando canções de artistas de sucesso como Ray Charles e The Drifters em clubes sociais ao redor da área da cidade de Detroit. Recebendo uma ajuda a mais de um amigo chamado Jesse Greer, o quarteto rapidamente ganhou fãs na cidade. O grupo trabalhou em um estilo apropriado para a idade, que foi inspirado no vestido de colegial do popular grupo de Doo-Wop Frankie Lymon & the Teenagers.
Impacto
The Supremes tornou-se o primeiro grupo negro de artistas do sexo feminino da era do rock a abraçar uma imagem mais feminina.