Caroline França
COORDENAÇÃO DE NUTRIÇÃO
CAROLINE FRANÇA SOARES
RAFISA CAROLLYNE SILVA LEITE
ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA
São Luis
2014
CAROLINE FRANÇA SOARES
RAFISA CAROLLYNE SILVA LEITE
ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS NO PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de projeto de trabalho de conclusão de curso para obtenção de nota.
Orientador: Profa. Esp. Celenia Aguiar
São Luis
2014
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
3
2
JUSTIFICATIVA
6
3
OBJETIVOS
7
3.1 GERAL
7
3.2 ESPECÍFICOS
7
4 REFERÊNCIAS......................................................................................... 8
1. INTRODUÇÃO
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Pelos riscos associados, vem sendo considerada um grande problema de saúde pública nos países desenvolvidos. Estima-se que de 2% a 8% dos gastos em tratamentos de saúde em vários países do mundo sejam destinados à obesidade.
A OMS classifica a obesidade baseando-se no Índice de Massa Corporal (IMC) e no risco de mortalidade associada. Assim, considera-se obesidade quando o IMC encontra-se acima de 30kg/m². Quanto à gravidade, a OMS define obesidade grau I quando o IMC situa-se entre 30 e 34,9 kg/m², obesidade grau II quando IMC está entre 35 e 39,9kg/m² e, por fim, obesidade grau III quando o IMC ultrapassa 40kg/m².
Sendo a obesidade uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, o seu tratamento envolve várias abordagens (nutricional, uso de medicamentos antiobesidade e prática de exercícios físicos). Entretanto, vários pacientes não respondem a estas manobras terapêuticas, necessitando de uma intervenção mais eficaz. A cirurgia bariátrica tem se mostrado uma técnica de grande auxílio na condução clinica