Biografia - Jack London
Nome completo: John Griffith Chaney
Nascimento: 12 de janeiro de 1876 ( São Francisco)
Morte: 22 de novembro de 1916 (40 anos) Califórnia
Nacionalidade: Estados Unidos
Cônjuge: Elizabeth “Bessie” Maddern (1900-1904) Charmian Kittredge (1905-)
Ocupação: Escritor, jornalista e ativista social
Gênero literário: Realismo e naturalismo
Foi o pseudônimo de John Griffith Chaney (São Francisco, 12 de janeiro de 1876 - Califórnia, 22 de novembro de 1916), autor, jornalista e ativista social norte-americano, pioneiro no que era, então, o novo mundo das revistas comerciais de ficção, tendo sido um dos primeiros romancistas a obter celebridade mundial somente com as suas histórias, além de uma grande fortuna. Dentre as suas obras mais conhecidas, estão The Call of the Wild ("Chamado selvagem"), Before Adam ("Antes de Adão"), White Fang("Caninos Brancos") e The Sea Wolf ("O lobo do mar").
Morte
Muitas fontes mais antigas descrevem a morte de London como suicídio, e algumas ainda o fazem. Essa conjectura parece ser um rumor, ou especulação baseada em incidentes em seus escritos ficcionais. Sua certidão de óbito declara a causa da morte como uremia, após cólica renal aguda, um tipo de dor frequentemente descrito como "a pior dor [...] jamais experimentada", comumente causada por cálculos renais. Uremia também é conhecida como envenenamento urêmico.
London morreu em 22 de novembro de 1916, em uma varanda de um chalé de seu rancho. Sentia dores extremas e tomava morfina, sendo possível que uma sobredose de morfina, acidental ou deliberada, tenha causado sua morte.
A ficção de London descrevia suicídio. Em sua novela autobiográfica Martin Eden, o protagonista comete suicídio por afogamento. Em seu romance autobiográfico John Barleycorn, ele alega uma vez, quando jovem e bêbado, ter cambaleado e caído ao mar na Baía de São Francisco, "subitamente obcecado por um vago pensamento de me deixar levar pela maré". London disse que ficou à deriva e quase conseguiu se afogar,