Resumo do filme el metodo
Carlos, Nieves, Fernando, Ricardo, Enrique, Julio, Ana, Montse são os principais do filme. Montse é a secretaria (avaliadora), Ricardo segundo avaliador (espião), Julio foi eleito o líder, o primeiro a sair das provas, Ana saiu depois da prova do abrigo, Fernando saiu um pouco antes da prova da bola. Carlos e Nieves foram os últimos a saírem da prova.
Carlos é o penúltimo a chegar à sala e recebe a recomendação de preencher um formulário, ele fala que já preencheu aqueles formulários ou alguns parecidos. Montse secretária na verdade ela é uma avaliadora e psicóloga, pouco tempo depois o Ricardo, o segundo avaliador infiltrado que seria o espião, foi o último a chegar que mostra grande insatisfação com a necessidade de preencher mais uma vez o formulário, considera isso uma humilhação.
A falsa secretária é muito irônica, sempre sorridente, ela volta a informar que ele não precisa fazê-lo, Montse vê na resistência de Ricardo uma atitude pouco flexível. Ricardo retruca com a idéia de que aquilo é um teste para a paciência dos candidatos. Fernando, caindo no jogo cínico dos infiltrados, curva-se à empresa e diz, com sorrisos, em apoio de Montse, que Ricardo deve permitir que os outros se rebaixem, caso ele não queira rebaixar-se. Enrique dá sua contribuição, esclarecendo ao colega que os formulários não são exatamente iguais. O sorriso estampado no rosto de Montse em várias ocasiões dá a entender que as regras são essas e não podem mudar. Julio que foi eleito líder foi o primeiro a ser cancelado do processo, ele é um executivo qualificado.
O Ricardo, misto de psicólogo e ator, cria uma biografia fictícia para si mesmo, na qual a demissão de trabalhadores é um ingrediente importante, ele diz que já foi líder sindical e estava com medo de que a empresa descobrisse seu passado. Enrique acaba revelando que pediu uma folga na, atual empresa onde trabalha para participar das dinâmicas na Dekia. Ricardo ironiza-o, apontando, para o desejo