Resumo do filme "El Metodo"
O filme “O que você faria? (El Método)” não é apenas mais um filme envolvendo as corporações modernas. De imediato, podemos imaginar duas perguntas que o filme deixa no ar. Até onde você chegaria para conseguir um bom emprego? E, por outro lado, até onde uma corporação pode forçar alguém a ir, para lhe dar esse emprego?
O filme retrata a disputa de uma vaga para um alto cargo executivo de uma grande empresa em Madri (Espanha). Os candidatos, cinco homens e duas mulheres, participam da última etapa da seleção, do qual apenas um restará. São fechados numa sala e as provas são elaboradas baseadas num chamado "Método Grönholm", que basicamente incitará os piores instintos de cada candidato na tentativa de eliminar os concorrentes.
Os candidatos são colocados diante de várias situações limite e, sabendo que estão sendo constantemente observados e avaliados, chegam a um nível de tensão insuportável. O resultado são embates brilhantes - alguns dolorosos, outros bem cômicos. Cada um deles carrega a certeza ou a esperança de que será o escolhido e isso faz com que o processo de eliminação seja ainda mais contundente.
O chamado "método Grönholm" é um método de contratação de pessoal onde o avaliador faz jogos psicológicos entre os participantes e joga uns contra os outros. É composto por testes psicológicos e práticas que induzem ao comportamento nervoso e transparente, uma vez que os candidatos são submetidos a situações extremas que os jogam um contra o outro.
O prodigioso é que os competidores aceitam as regras do jogo. A proposta de insubordinação ao método aventada em determinado momento é rejeitada pela maioria. Eles estão ali para competir. Assim funcionam as coisas. O mundo é assim. É uma guerra. Os competidores são farrapos de pessoas humanas que submergiram à lógica de uma sociedade individualista e competitiva. Reproduzem aquilo ao que a sociedade os fez acreditar.
Nesse contexto, conflitos e discussões abrem espaço para a