El metodo
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS E MARKETING
DIEGO DE ALENCAR DALCOLLI
ANÁLISE DO FILME “EL MÉTODO”
MARINGÁ
2013
DIEGO DE ALENCAR DALCOLLI
“EL MÉTODO”: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO FILME SOBRE O OLHAR DA GESTÃO POR COMPETÊNCIA E PROCESSOS SELETIVOS.
Trabalho para obtenção de aprovação no módulo de Gestão de Competências, do MBA em Gestão de Pessoas e Marketing apresentado à Famma – Faculdade Metropolitana de Maringá Prof(a). ME.: GISELE MASCAGNA
MARINGÁ
2013
RESUMO: O presente trabalho pretende realizar uma análise crítica e ao mesmo tempo relacionar e questionar os métodos utilizados no filme argentino “El Método” dirigido por Marcelo Piñeyro. Primeiramente é feita uma análise do contexto em que se passa filme, também sucessivamente uma leitura do cenário pós-modernidade e o trabalhador nesse contexto e analisar a real efetividade desse método para processos seletivos.
O filme “El Método” encena um processo seletivo a uma disputa vaga de emprego em uma empresa multinacional, a única vaga é disputada por sete pessoas, cinco homens e duas mulheres, todos candidatos à vaga ficam durante todo o momento do processo seletivo trancados em uma sala, toda a comunicação do processo seletivo é feita através de computadores.
O nome do método utilizado no processo seletivo “Método Gronholm” tem destaque principalmente nas primeiras cenas do filme, quando os candidatos se questionam para descobrir se alguém conhece ou já ouviu falar do método.
O método na verdade é uma inversão com origem norte-americana, no qual os candidatos somente recebem ordens mediante computadores e eles mesmos devem decidir qual será eliminado em cada etapa do processo.
Aqui cabe a primeira análise e crítica ao que se refere ao método, o mesmo é importado dos Estados