Biografia florestan fernandes
Florestan Fernandes nasceu em São Paulo no dia 22 de julho de 1920 de uma família muito humilde na cidade do Brás. Achavam Florestan muito inteligente devido aos seus comentários sobra a politica e leituras que fazia da realidade. Aos dezoito anos de idade, ingressou na Faculdade de filosofia e letras de Belo Horizonte com sede da Universidade de São Paulo, obteve a licenciatura em 1943, o mestrado em 1947 e concluiu o doutorado em 1951, passando a livre docente da USP na cátedra. Faleceu em São Paulo no dia 10 de agosto de 1995, aos 75 anos de idade vítima de problemas do fígado depois de um transplante mal sucedido.
Bem aparelhado conceitualmente, Florestan dedicou-se á elaboração de um pensamento socialista original e criador, refletindo sobre de que forma se estabelece um país periférico uma modalidade de capitalismo dependente e autocrático.
Também figurou no cenário político do país, exercendo dois mandatos de Deputado Federal (1987-1990 e 1991-1994) pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Como político, continuou a defender a escola pública e a educação em geral, destacando-se o projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, militou em favor do socialismo e acreditavam que a educação e a ciência possuem juntas grandes capacidades transformadoras, para Florestan “Um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego que temos”.
Assim como grande parte dos estudiosos dos anos 70, Florestan Fernandes foi preso durante a ditadura militar. Acabou deixando o Brasil para lecionar no Canadá e nos Estados Unidos. De volta ao nosso país, na década de 80, filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores), e ocupou o cargo de deputado em 1986 e 1990, tendo ganhado destaque por seus projetos educacionais como o projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Revolução Burguesa no Brasil:
Em 1975, Florestan Fernandes lançou o livro A Revolução Burguesa no Brasil, que trata da interpretação do processo histórico de