Florestan fernandes
ADMINISTRAÇÃO
CIENCIAS SOCIAIS
IMPACTOS SOCIAIS DAS OBRAS DO SOCIOLOGO FLORESTAN FERNANDES
Felippe Lucena Spindola
RA: 1190425801
São Paulo,18/10/2011
INDICE
* BIOGRAFIA..........................................................................................................PAG 4 * OBRAS DE FLORESTAN E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE ................................PAG 5 * CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................PAG 6 * BIBLIOGRAFIA......................................................................................................PAG 6
BIOGRAFIA DE FLORESTAN FERNANDES (1920-1995)
Em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, formando-se em ciências sociais. Iniciou sua carreira docente em 1945, como assistente do professor Fernando de Azevedo, na cadeira de Sociologia II. Na Escola Livre de Sociologia e Política, obteve o título de mestre com a dissertação A organização social dos Tupinambá. Em 1951, defendeu, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, a tese de doutoramento A função social da guerra na sociedade tupinambá , posteriormente consagrado como clássico da etnologia brasileira, que explora com maestria o método funcionalista.
Uma linha de trabalho característica dos anos 50 foi o estudo das perspectivas teórico-metodológicas da sociologia. Seus ensaios mais importantes acerca da fundamentação da sociologia como ciência serão, posteriormente, reunidos no livro Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Seu comprometimento intelectual com o desenvolvimento da ciência no Brasil, entendido como requisito básico para a inserção do país na civilização moderna, cientifica e tecnológica, situa sua marcante atuação na Campanha de Defesa da Escola Pública, em finais da década, em prol do ensino público, laico e gratuito enquanto direito fundamental do cidadão do mundo moderno.