Biografia de Claudio manuel da costa
Claudio Manuel Da costa
Trabalho dirigido pela Professor(a)Maria do Carmo
Referente a disciplina de português ,feito pelos alunos :
Ana Caroline santos Souza,Rafaela santos
Robson júnior ,Elisiel Anjos
Bruna silva ,Caroline soares
Da turma 1 Ano b referente a IV Unidade.
Salvador, Ba
2013
Colégio Estadual Barros Barreto
Claudio Manuel da costa
Salvador, Ba
2013
Introdução
Cláudio Manuel da Costa foi um jurista e poeta do Brasil Colônia
Destacou-se pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. Foi também advogado de prestígio, fazendeiro abastado, cidadão ilustre, pensador de mente aberta e amigo do Aleijadinho, a quem teria possibilitado o acesso às bibliotecas clandestinas que seriam mais tarde apreendidas aos Inconfidentes.
Como poeta, transitou entre o Barroco - marca dos seus escritos de juventude, enquanto era estudante de Cânones na Universidade de Coimbra(1749) - e o Arcadismo - a partir do seu contato com o iluminismo, que concebia práticas mais racionais nas belas-letras.
Especula-se que tenha traduzido A Riqueza das Nações, de Adam Smith, para o português.5 6 Há quem afirme ter tido ligações com os Illuminati, sociedade secreta de cunho iluminista criada na Baviera e que teria influenciado inúmeras revoluções.
Claudio Manuel da costa
Biografia
É patrono da Academia Brasileira de Letras. Filho de João Gonçalves da Costa, português ligado a mineração, e Teresa Ribeira de Alvarenga, mineira, nasceu no sítio da Vargem do Itacolomi, freguesia da vila do Ribeirão do Carmo, atual cidade de Mariana em Minas Gerais.
Em 1749, aos vinte anos de idade, embarcou para Portugal, matriculando-se na Universidade de Coimbra, onde obteve o Bacharelato em Cânones.8
Entre 1753 e 1754, retornou ao Brasil, dedicando-se à advocacia em Vila Rica (atual Ouro Preto).