Estudo Dirigido – Cartografia para Geoprocessamento
Disciplina
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Período
2011-1
Curso
Agronomia
“ESTUDO DIRIGIDO – CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO”
ESTUDO DIRIGIDO
1)Qual a relação interdisciplinar entre Cartografia e Geoprocessamento?
R = A razão principal da relação interdisciplinar forte entre Cartografia e Geoprocessamento é o espaço geográfico. Cartografia preocupa-se em apresentar um modelo de representação de dados para os processos que ocorrem no espaço geográfico. Geoprocessamento representa a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais, fornecidas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para tratar os processos que ocorrem no espaço geográfico. Isto estabelece de forma clara a relação interdisciplinar entre Cartografia e Geoprocessamento.
2) O que podemos entender por “natureza dos dados espaciais”?
R = A natureza dos dados espaciais. Complementa-se o assunto pela exposição de aspectos funcionais e de apresentação presentes em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que coincidem com aqueles oriundos de preocupações eminentemente cartográficas com respeito a dados espaciais. Dados espaciais caracterizam-se especificamente pelo atributo da localização geográfica. Há outros fatores importantes inerentes aos dados espaciais, mas a localização é preponderante. Um objeto qualquer (como uma cidade, a foz de um rio ou o pico de uma montanha) somente tem sua localização geográfica estabelecida quando se pode descrevê-lo em relação a outro objeto cuja posição seja previamente conhecida ou quando se determina sua localização em relação a um certo sistema de coordenadas.
3) O que é um geóide?
R = É a superfície equipotencial do campo da gravidade terrestre que mais se aproxima do nível médio dos mares. A adoção do geóide como superfície matemática de referência esbarra no conhecimento limitado do campo da gravidade terrestre. À medida que este conhecimento aumenta,