Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional da empresa Santos Brasil
Foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre no curso de tecnólogo em comércio exterior o estudo sobre a empresa Santos Brasil, que é referência em toda América do Sul em movimentações e armazenamento de cargas de contêineres. A empresa que fornece serviços logísticos para clientes de diversos segmentos como as de bens de consumo, farmacêutico, eletroeletrônicos entre outros, procura soluções com rapidez e eficácia para a satisfação do seu consumidor, para isso a empresa utiliza os mais modernos equipamentos que existentes no mercado.
Este trabalho tem como intuito mostra como a empresa Santos Brasil auxilia outras empresas no processo logístico portuário.
A empresa que vem crescendo desde 1981 visa qualidade e segurança no seu dia a dia.
1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A Santos Brasil é uma empresa modelo na operação de contêineres e logística, é a maior empresa na região nesse ramo, nos próximos itens iremos apresentar a empresa e a sua forma de atuação.
1.1 Denominação e forma de constituição
A Organização tem como razão social Santos Brasil Participações S/A.
Empresa de sociedade Holding mista, é constituída por grupos de investidores. O grupo Opportunity controlado por Daniel Dantas e Dorio Firman detém o controle majoritário da gestão do grupo.
A Santos Brasil Participações está listada no nível 2 na Bovespa e 100% TAG ALONG (proteção no caso de uma eventual troca de controle da companhia) para todos os acionista minoritários.
É dirigida por um Conselho de administração com nove membros - dos quais três são independentes -, conselho fiscal permanente.
1.2 Dados relevantes da origem da organização
Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, foi inaugurado em agosto de 1981 e administrado inicialmente pela Portobras e, posteriormente, pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) até novembro de 1997 – quando a Santos Brasil venceu o processo de licitação e obteve a concessão para prestação de serviços