Arcadismo no Brasil
Língua Portuguesa
Introdução
O Arcadismo é um movimento literário que se originou na Europa século XVIII decretava o fim do pensamento barroco.Apresentava uma linguagem que tentava transformar o ensino, os hábitos, as atitudes sociais, com idéias iluministas.
O Arcadismo ou Neoclassicismo teve uma aparência moderna e objetiva, retratando a realidade histórica e social que o mudo estava vivendo , ou seja a insatisfação com o Absolutismo Real .Este foi o primeiro estilo literário propriamente brasileiro e é sobre ele que trataremos neste trabalho.
As principais características árcades são a presença e a descrição da natureza, o amor não idealizado pela mulher, a vida campestre e bucólica, uso de pseudônimos... Os poemas possuem métrica, já que obedecem ao modelo Clássico.
Os Árcades e a Inconfidência
O Arcadismo no Brasil teve início no ano de 1768, com a publicação do livro “Obras” de Cláudio Manuel da Costa.
Nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico. A economia brasileira estava voltada para a era do ouro, da mineração e, portanto, ao estado de Minas Gerais, campo de extração contínua de minérios. No entanto, os minérios começaram a ficar escassos e os impostos cobrados por Portugal aos colonos ficaram exorbitantes.
Surgiu, então, a necessidade do Brasil de buscar uma forma de se desvincular do seu explorador. Logo, os ideais revolucionários começaram a se desenvolver no Brasil, sob influências das Revoluções Industrial e Francesa, ocorridas na Europa, bem como do exemplo da independência das 13 colônias inglesas.
Enquanto na Europa surgia o trabalho assalariado, o Brasil ainda vivia o tempo de escravidão. Há um processo de revoltas no Brasil, contudo, a mais eloquente durante o período árcade é a Inconfidência Mineira, movimento que teve envolvimentos dos escritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa, além