Trabalho Processos Sociais
Adam Smith
Professor e filósofo escocês, nascido nas proximidades de Kirkcaldy, onde foi batizado, conhecido como fundador da economia liberal clássica. Estudou em Glasgow, filosofia na Universidade de Edimburgo e no Balliol College de Oxford. Radicado em Edimburgo (1748), deu cursos sobre ética e economia até ser nomeado professor de lógica na Universidade de Glasgow (1751) e assumia a cátedra de filosofia moral (1752) e publicou seu principal tratado sobre essa disciplina: The Theory of Moral Sentiments (1759).
Como tutor do duque de Buccleuch, viajou pela França e Suíça (1763-1766), entrando em contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay, fundador da fisiocracia. De volta à Escócia abandonou a atividade acadêmica e alternou sua residência entre Kirkcaldy e Londres, e publicou sua obra principal, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (1776), obra que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica.
Pregava a não intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada. Defendia a liberdade contratual, pela quais patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho. Foi nomeado inspetor de alfândega em Edimburgo (1777), onde passou o resto da vida, e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow. Postumamente ainda foi publicado Essays on Philosophical Subjects (1795). É considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico no século XVIII.
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/
David Ricardo
Economista inglês nascido em Londres, criador da teoria da lei de ferro dos salários. Terceiro filho de um judeu holandês que fez fortuna na bolsa de valores trabalhou com o pai desde os 14 anos, demonstrando grande aptidão para o comércio.