O arcadismo no brasil
O movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. Outras rebeliões já haviam ocorrido na colônia que, no entanto, possuíam reivindicações parciais, locais, que nunca propuseram a Independência em relação a Portugal.
A importância da Inconfidência Mineira reside no fato de exprimir a decadência da política colonial e ao mesmo tempo a influência das idéias iluministas sobre a elite colonial que, na prática, foi quem organizou o movimento.
Já o Arcadismo, é um movimento literário que se originou na Europa século XVIII decretava o fim do pensamento barroco. Apresentava uma linguagem que tentava transformar o ensino, os hábitos, as atitudes sociais, com ideias iluministas. O Arcadismo ou Neoclassicismo teve uma aparência moderna e objetiva, retratando a realidade histórica e social que o mudo estava vivendo , ou seja a insatisfação com o Absolutismo Real .Este foi o primeiro estilo literário propriamente brasileiro.
E é sobre esses assuntos que tratarei neste trabalho.
Inconfidência Mineira
Antecedentes
Vários foram os motivos que determinaram o início do movimento, reunindo proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, numa conspiração que pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar um país livre no Brasil, em 1789:
A Crise Econômica e a Derrama
O século XVIII foi caracterizado pelo brutal aumento da exploração portuguesa sobre sua colônia na América. Apesar de o Brasil sempre ter sido uma colônia de exploração, ou seja, ter servido aos interesses econômicos de Portugal, durante o século XVIII, a nação portuguesa conheceu uma maior decadência econômica, entendido principalmente pelos déficits crescentes frente a Inglaterra, levando-a a aumentar a exploração sobre suas áreas coloniais e utilizando para isso uma nova forma de organização do próprio Estado, influenciado pelo avanço das idéias iluministas, que convencionou-se chamar