Biofilmes bucais
O biofilme dental apresenta-se como agente determinante de cárie dentária e periodontopatias, as quais se caracterizam como o principal problema no âmbito de odontologia sanitária.
De que ele é composto?
Biofilme dental é um massa que composta por bactérias colonizadoras da cavidade oral. Contém mais de 400 espécies microbianas apresentadas como uma complexa massa bacteriana na margem gengival e no interior do sulco gengival ou da bolsa periodontal, com cerca de 2 x 10 bactérias/grama, inclusive com as espécies Gram-negativas anaeróbias típicas das doenças periodontais.
Que organismos (procarióticos) integram na formação do Biofilme?
Como e porque acontece a formação do biofilme?
Os microrganismos formam o biofilme como estratégia universal para otimizar a sobrevivência, ou seja, para perpetuar a espécie. No caso do biofilme dentário não é diferente; sua formação é dependente de interações dos microrganismos com o dente e dos microrganismos entre si e pode ser caracterizada por quatro estágios: formação da película adquirida, aderência, consolidação e desenvolvimento
O dente é revestido por moléculas presentes na saliva, principalmente glicoproteínas ricas em prolina.Estas moléculas em contato com a hidroxiapatita sofrem alterações conformacionais e expõem um sítio adequado para a ligação dos primeiros colonizadores por meio de fímbrias.Neste período inicial da colonização dos dentes a película e os microrganismos são facilmente removidos, pois a interação é eletrostática.
Quais os prejuízos na saúde bucal?
A periodontite e a peri-implantite são doenças diretamente relacionadas com a presença do biofilme dental e também apresenta – se como agente determinante de cárie dentaria e periodontopatias.
O que devemos fazer para evitar a formação do biofilme?
Para o combate eficaz do biofilme dental, utilizam- se os procedimentos de natureza mecânica (escova e fio dental) que esbarram nas dificuldades apresentadas
pelos