doc celulite
Seção Rio Grande do Norte
Curso de Formação de ASB
Situação de saúde da população brasileira:
Segundo dados do maior levantamento de saúde bucal até então, o SB Brasil 2002-2003, concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, havia no Brasil:
Alta prevalência de cárie não tratada em crianças e adolescentes,
Perda dentária elevada em adultos e idosos, aproximadamente 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes,
13,50% dos brasileiros nunca foram ao dentista,
Apenas 33,2% consultaram o dentista no último ano,
45% dos brasileiros não têm acesso regular à escova de dente.
Principais doenças bucais:
A estrutura dentária
Biofilme dentário ou Placa dentária
Biolfime é uma comunidade de microrganismos embebida por uma matriz aglutinante e firmemente aderida a uma superfície sólida e úmida (COSTERN et al., 1999; DONLAN, 2002).
O Biofilme dentário se desenvolve naturalmente sobre a superfície dentária através de interações dos microrganismos com o dente e dos microrganismos entre si e pode ser caracterizada por quatro estágios:
1. Formação da Película Adquirida do Esmalte
2. Colonização microbiana inicial
3. Co-agregação
4. Sucessão microbiana
5. Biofilme maduro
6. Perda de adesão ao Biofilme
O biofilme ecológico se desenvolve de forma equilibrada e estratificada e os microrganismos se interagem formando coagregados, estabelecendo cadeias alimentares e de tensão de oxigênio. Porém, microrganismos acidúricos (que sobrevivem em baixo pH) podem ser selecionados devido a dieta rica em carboidratos e ausência de higienização adequada.
No biofilme cariogênico haverá uma prevalência dos streptococcus do grupo mutans, principalmente S.mutans e outros microrganismos acidúricos como os lactobacilos e leveduras, os quais produzirão ácidos que resultam na desmineralização do dente (cárie dentária). Além disso, o acúmulo de biofilme subgengival pode causar gengivite e doenças