uso de produtos fitoterapicos
RESUMO
A utilização dos produtos fitoterápicos vem crescendo na prática da Odontologia como alternativa de tratamento e prevenção do biofilme dental. A existência de uma variedade de ervas e plantas medicinais no nosso ecossistema, facilita o uso dos medicamentos naturais no Brasil. O objetivo desse trabalho é estudar alguns desses produtos e suas propriedades farmacológicas a fim de incentivar sua utilização na cavidade bucal.
Palavras-chaves: Biofilme dental. Tratamento fitoterápico. Tratamento alternativo. Odontologia. INTRODUÇÃO
Medicamentos e produtos fitoterápicos são alternativas auxiliares na terapia de diversas patologias bucais (PALOMBO, 2011), consequentementeestimulando o desenvolvimento de novos produtos comerciais (OLIVEIRA, 2010) de maior atividade farmacológica, menor toxicidade, além de apresentarem preços mais acessíveis à população (HENDRY et al., 2009; MOREIRA, 2011).
A utilização de produtos naturais pela população para o tratamento e prevenção de diversas doenças se iniciou desde tempos antigos, eaté meados do século XIX as plantas foram os principais agentes terapêuticos utilizados na área das ciências médicas (BARBOZA, 2011;DOS SANTOS, 2013).
Portanto, a fitoterapia (phyton = plantae therapia = tratamento), é um ramo da ciência médica, definida como o método alternativo de tratamento de doenças que emprega drogas cujos componentes ativos são formados por partes de plantas, ou ainda, a partir de extratos vegetais (EVANGELISTA et al., 2013; KAYOMBO et al., 2012; FARIA et al., 2013).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera as plantas medicinais como importantes instrumentos da assistência farmacêutica, e expressa sua posição a respeito da necessidade de valorização das mesmas, uma vez que, aproximadamente 70% a 90% da população nos países em vias de desenvolvimento depende delas no que se refere à Atenção Primária à Saúde (WHO, 2011).