bioetica
A criação de comissões éticas e programas de desenvolvimento científico em prol da defesa, da manutenção e do melhoramento da vida (sobretudo da vida humana).
Genética- sua origem e possibilidade
-origem
A genética surgiu, nos princípios do século xx, como a ciência da hereditariedade e da variação. As primeiras conclusões à que chegaram foi que cada gene é, aquele segmento de um cromossoma que é determinante de dada característica.
Descobriu-se que a molécula química responsável pelas diversas características é o DNA (ácido desoxirribonucleico). Então passou-se , a chamar gene a cada segmento de DNA responsável pela síntese de uma proteína ou cadeia polipeptídica.
Iniciou-se, então, a engenharia genética, pela qual se pode introduzir e pôr a funcionar, num ser vivo, um gene que ele não tinha e que foi retirado de um outro ser vivo.
Através das técnicas de engenharia genética é possível:
Construir microrganismos que passam a sintetizar uma variedade d produtos de interesse comercial;
Alterar geneticamente as plantas e os animais que povoam o ambiente;
Modificar-se o património genético da humanidade.
Manipulação genética
A «manipulação genética» é o conjunto de intervenções especiais em relação com os fenómenos da reprodução ou herança genética, com a finalidade de alcançar uma melhoria ou uma transformação dos mesmos. Contudo, nem todos os tratamentos genéticos são necessariamente abuso, intromissão ilícita ou atentado a algo intocável, podendo significar um valioso serviço ao processo de humanização do próprio homem.
No campo da manipulação genética podemos distinguir:
Terapia genética, que seria a modificação do material hereditário coma finalidade de corrigir genes causadores de enfermidade
Engenharia genética, que seria todo o conjunto de modificações orientadas a aperfeiçoar a dotação genética humana e a introduzir características novas.
A modificação do genoma humano-melhoramento da espécie
Vamos refletir acerca dos