bioetica
A ética faz parte de uma das três grandes areas da filosofia, mais especificamente, é o estudo da ação práxis. Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” como a ciência ou a lógica, e o estudo sobre o “valor”, seja ele artístico, moral ou científico. O estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana, está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas ou no trabalho por exemplo.
A palavra ética tem origem no termo grego “ethos”, que significa “bom costume”. “costume superior” ou “portador de caráter”. No decorrer da história a ética se tornou cada vez mais um assunto rico, complexo e abrangente. Com a expansão da filosofia, foi preciso distinguir os termos ética e moral. No século XX o filósofo espanhol Adolfo Sanches Vásquez cria uma famosa diferenciação entre os dois conceitos. Para ele o termo moral se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação. Já o termo ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas numa família, empresa ou sociedade.
Definir o que é um agir ético, moral corretamente é se inscrever numa disputa social pela definição legitima de boa conduta. Da conduta verdadeira e necessária. Avaliar a melhor maneira de agir pode ser visto de pontos de vista totalmente diversos.
Na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Questionadores que eram, propunham uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando dessa forma ser correto, virtuoso, ético. O contexto histórico nos quais estavam inseridos tais filósofos eram o de uma Grécia voltada para a preocupação com a política.
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade a cerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se lidamos aceitamos