bioetica
PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO CDC - EDUCAÇÃO
ELLBA LIMA PAIXÃO
JANAINA DE FREITAS VALE
LISLAYANE SILVA OLIVEIRA
MARIANA MARTINS MONTEIRO
MILK DOS SANTOS FERNANDES DE OLIVEIRA
ESTUDO DA BIOÉTICA
BELÉM-PA
2014
ELLBA LIMA PAIXÃO
JANAINA DE FREITAS VALE
LAYANE SILVA OLIVEIRA
MARIANA MARTINS MONTEIRO
MILK DOS SANTOS FERNANDES DE OLIVEIRA
ESTUDO DA BIOÉTICA
Trabalho apresentado no Curso Técnico de Enfermagem, do PRONATEC/FGF como requisito avaliativo na disciplina legislação na Enfermagem, em Abril de 2014.
Professor: Luis Henrique.
BELÉM-PA
2014
INTRODUÇÃO
A bioética, um neologismo que ganhou poder com Potter em 1971, se originou a partir de questões sobre os limites das pesquisas e ou experimentos com seres humanos. Atualmente abarca as questões limítrofes vida/ morte, dignidade dos seres humanos, vida no planeta, conduta e pesquisa com animais, direitos individuais e coletivos, sendo mais ampla do que as dimensões éticas no enfoque dos atos humanos.
O compromisso ético dos profissionais de enfermagem, em especial, no que tange ao seu objeto, que é o cuidado humano, deve pautar-se na bioética, como prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva, em que pese à dignidade humana, direitos e a própria vida do planeta, de forma interdisciplinar, transcultural, dialógica e plural, sedimentada pelos princípios da bioética: justiça, autonomia, beneficência e não maleficência.
Os enfoques dos problemas éticos estão em permanentemente discussão, não há um recorte temporal entre eles, os dados temporais referem-se ao emergirem novas questões.
A estruturação da bioética brasileira se iniciou em 1990. Em 1993, o Conselho Federal de Medicina lançou o periódico “Bioético”, com publicações regulares até a atualidade, abrangendo temas de interesses médicos, sociais e políticos relacionados à ética, moral e bioética.
Em 1996,