Análise do ciclo de vida do biodiesel
Estudantes: Janda Maria
Deysiane Mascarenhas
Gabriel Fernandes
Maiara Carvalho
Victória Gleyse
Manoel dos Anjos
Salvador – Bahia
2014
Análise do Ciclo de vida do biodiesel
Pesquisa solicitada pelo professor de Prevenção a Poluição Diego Lima, com caráter avaliativo para a nota parcial.
Salvador – Bahia
2014
INTRODUÇÃO
A busca por energias alternativas aparece como a solução mais viável para reduzir a poluição atmosférica. A substituição do óleo diesel convencional pelo biodiesel vem-se tornando um recurso interessante e ambientalmente correto. Neste trabalho, foi verificado que quanto maior a porcentagem do biodiesel misturado ao diesel, menor é a taxa de emissão de CO2, o que implica melhoria nas condições atmosféricas.
PRODUÇÃO DO BIODIESEL
O biodiesel é um biocombustível, ou seja, é um combustível produzido a partir de produtos orgânicos naturais não fósseis, de origem vegetal ou animal que pode ser produzido a partir de óleo vegetal ou de gordura animal por meio de uma reação química denominada transesterificação (reação de um lipídio com um álcool). Geralmente usa-se o metanol por ser o mais barato dos álcoois, mas no Brasil prefere-se usar o etanol por ter maior disponibilidade de matéria-prima e de tecnologia e por ser mais viáve,l renovável e muito menos tóxico que o metanol.
O processo começa com a preparação da matéria prima, etapa na qual é eliminada sua umidade e acidez, em um processo de neutralização. Na sequência, ocorre a reação de transesterificação, na qual é realizada a conversão do óleo ou gordura em ésteres. A próxima etapa é feita a separação das fases, em que por meio do processo de decantação e/ou centrifugação, separa-se a glicerina bruta dos ésteres. O próximo passo é a recuperação do álcool provenientes da glicerina e dos ésteres pelo processo de evaporação. Após isso, é realizada a desidratação do