Gagueira
Em sua oitava edição, esse ano a semana terá inovações. Segundo a Fonoaudióloga Ignês Maia Ribeiro, o evento terá “ações regionais para abranger a população”, com 15 estados participando da campanha.
Durante toda a semana, um fórum on line no site da ABRAGagueira (www.abragagueira.org.br) responderá a questões do público em geral sobre o tema. “A gagueira é uma alteração psicológica. Muitas vezes, pela falta de informação, a pessoa com gagueira recorre a métodos como simpatia”, afirma a fonoaudióloga Daniela Verônica Zackiewicz, uma das organizadoras do evento. Segundo ela, a pessoa com gagueira precisa, acima de tudo, “de consciência das pessoas para sua melhor inserção na sociedade”.
No dia 22, Dia Internacional de Atenção à Gagueira, um ciclo de palestras acontecerá na cidade de São Paulo. Aberto à população em geral, o evento contará com a presença de diversos especialista da área apontando linhas de tratamento e também depoimentos de pessoas com gagueira, uma forma de abrir o pensamento e diminuir o preconceito causado pelo desconhecimento, uma das propostas do evento.
Gagueira
Os números já dão uma idéia da vitória conquistada. Em seu segundo ano, a campanha do Dia Internacional de Atenção à Gagueira esteve presente em 20 estados e 61 cidades do País com o slogan "Gagueira não tem graça. Tem tratamento". De acordo a organizadora nacional, Ignês Maia Ribeiro, a semana de 16 a 22 de outubro teve a participação de 80 fonoaudiólogos coordenadores regionais e 89 colaboradores entre fonos, estudantes de fonoaudiologia, profissionais afins e pessoas que gaguejam.
Além disso, os sites dos organizadores nacionais (Cefac, Associação Brasileira de Gagueira, Hospital do