Bioetica
Pelos alunos: Francislene Pereira, Aparecido Yuri , Vitor Mota, Jeferson, Leandro,
Do 3’’G Noturno, na instituição de educação publica Nivo das Neves, pela supervisão da professora: Glenda, na disciplina de Biologia.
Bioética
Índice
Bioética?
Porque Clonar?
Você é a favor do Aborto?
Introdução
Porque Clonar?
Com 71 votos a favor, 35 contra e 43 abstenções as Nações Unidas lançaram no dia 18 de fevereiro uma declaração não vinculativa que pede aos governos que adotem medidas para proibir a clonagem humana. Por outro lado, no início deste mês de março, no Brasil, a Lei de Biossegurança, que permite entre outras coisas a pesquisa em células tronco embrionárias, foi finalmente aprovada e por maioria.
A declaração da ONU pede que os Estados membros tomem medidas para "proteger adequadamente a vida humana nos estudos das ciências biológicas". O problema da declaração da ONU é de orientar uma proibição de forma prematura, seja do ponto de vista tecno-científico, seja do ponto vista moral.ÿ
A ciência, hoje, pode afirmar a existência de três grandes tipos de clonagem: A clonagem embrionária, a clonagem de DNA e a clonagem terapêutica com células-tronco. A clonagem embrionária é a multiplicação do embrião produzindo gêmeos ou trigêmeos, como o que ocorre arbitrariamente na natureza. A clonagem de DNA em adultos é quando uma célula embrionária tem o DNA de seu núcleo substituído pelo DNA de um animal adulto da mesma espécie, após este procedimento se realiza uma inseminação artificial in vitro. Neste caso, o DNA mitocôndrial não é substituído, assim, o novo animal não será idêntico ao adulto, como ocorre na clonagem embrionária.
Por fim, há a clonagem terapêutica que, por envolver células-tronco embrionárias, concentra sua polêmica no suposto descarte de fetos humanos. No entanto, as células-tronco não decorrem de fetos humanos, mas de "tubos de ensaio que tem umas poucas células fertilizadas,