Bioenergética
Carboidratos: substâncias que fornecem energia para o metabolismo celular. Lipídios: substâncias de reserva energética. Nem carboidratos e nem lipídios são utilizados como fonte de energia para o metabolismo celular. A substância utilizada para tal é o ATP.
QUAL É A FONTE DE ENERGIA PARA OS SERES VIVOS?
A energia luminosa do sol, captada pela fotossíntese (transformação da energia luminosa em energia química). As células vegetais captam a luz do sol e a utilizam para converter água e CO2 em glicose e outras moléculas orgânicas ricas em energia. Nesse processo, há liberação de O. Células animais e vegetais quebram essas substâncias orgânicas, transferindo a energia para moléculas de ATP. Ocorre liberação de co2 e água, fechando o ciclo.
Quando uma molécula orgânica é oxidada, parte de sua energia é transferida para moléculas de ATP – que tem uma base nitrogenada (adenina), um açúcar, a ribose e 3 grupos fosfatos. Possui a estrutura de um nucleotídeo de RNA modificado.
As ligações entre estes 2 grupos fosfatos adicionais são ricas em energia e podem ser desfeitas por hidrólise. O ATP ao liberar uma molécula de fosfato, se transforma em ADP. ** A incorporação de um fosfato na molécula do ADP, com armazenamento de energia, chama-se fosforilação.
Quando a degradação dos carboidratos (açúcares) ocorre sem a participação de O, ou seja, em condições anaeróbicas, o processo é denominado fermentação - nas fermentações, a glicose é o principal combustível utilizado como fonte de energia.
*fermentação alcoólica (ou etílica): realizada por leveduras. É caracterizada pela produção de álcool etílico, CO2 e ATP. Há um saldo de 2 ATP para a célula.
*fermentação lática: saldo de 2 ATP para a célula. Realizada por lactobacilos. O produto final é o ácido lático.
*fermentação acética: