A educação brasileira
FORMAÇÃO ESPECIAL DOCENTE.
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ATIVIDADE AVALIATIVA
A sociedade brasileira demonstra-se descontente com os resultados da educação. Por que está área no país causa tanta insatisfação?Qual era o método utilizado para o ensino? Qual é o propósito da escola hoje? Qual é a função do professor nessa nova era de avanços tecnológicos?
A educação no Brasil iniciou com os jesuítas e permaneceu por muitos anos, atendendo os propósitos da coroa portuguesa, propagando o cristianismo e a ideologia dos colonizadores. O método de instrução baseava-se na memorização, os alunos deveriam decorar os conteúdos, palavra por palavra, que seriam revisados sistematicamente pelo professor. Já em 1759, o Marquês de Pombal excluiu esses precursores, e teve o intento de renovar o ensino, adaptando escolas as condições e serventia local colocando a serviço dos interesses do Império.
O sistema educacional brasileiro, por muitas décadas, valorizou a transmissão de conhecimentos e priorizou a formação de alunos passivos, e o professor era o detentor do saber que repassava os conhecimentos culturais, e que acarretou descontentamento, devido à falta de inovações que inibe a capacidade criativa dos alunos.
“O ensino era visto como uma atividade artesanal, o professor era tratado como um artesão. Já no momento, o professor tornou-se um investigador, e a profissão como uma atividade crítica” (Garrido, 2005, p.12).
Além da pedagogia tradicional, outras experiências perpassaram na área educacional como a renovada progressiva, a Escola Nova, a tecnicista, libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos, que buscaram dar respostas mais adequadas à situação problema do país, apesar de cada uma dessas tendências ter métodos de ensino diferenciados.
Com a evolução das novas tecnologias e os adventos muitas informações, a sociedade transformou-se rapidamente.