Biodisel
Aluno: Yohann Linnus Miyamoto Bettini (RA: 139844)
QO-427 Data: outubro de 2012 * Pesquisa e avaliação crítica do biodiesel como combustível renovável.
Grande parte da energia consumida no planeta é oriunda do petróleo, uma fonte não renovável e, por isso, finita. A necessidade por energia vem fazendo com que o consumo de derivados de petróleo aumente a cada ano, o que faz com que o fim dessa fonte de energia esteja mais perto. Além disso, a queima dos combustíveis provenientes do petróleo contribui significativamente para a poluição ambiental, gerando diversos problemas ao meio ambiente e à sociedade.
O óleo diesel é um derivado da destilação do petróleo amplamente utilizado no transporte de carga e passageiros no mundo todo e, por isso, é essencial para economia de todos os países. No Brasil, em especial, é o derivado de petróleo mais consumido e parte de sua demanda nacional ainda é importada. Por essas razões, a busca por fontes alternativas de energia, que substituam o diesel, é de grande importância para a economia brasileira e mundial.
Neste contexto, um possível substituto do diesel é o biodiesel, o qual é um combustível limpo, orgânico e renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol, que é proveniente da cana de açúcar, ou metanol, o qual pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras. O biodiesel é obtido a partir da reação de transesterificação de triglicerídeos. A transesterificação consiste na reação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool em presença de catalisador.
Reação de transesterificação de triglicerídeos com álcool.
O uso do biodiesel, além de aproveitar resíduos, aliviando aterros sanitários e lixões, também causa menor poluição do ar que o diesel, pois a utilização de culturas vegetais proporciona uma importante absorção de gás carbônico da atmosfera (não