Biodisel etanol
Etanol: o etanol, também chamado de álcool etílico hidratado, é um biocombustível altamente inflamável e incolor, sendo muito utilizado em automóveis. Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem.
O Etanol é produzido através Cana-de-açúcar, Milho, Beterraba, Mandioca, Batata, Sorgo sacarino e Etc. Seu processo é feito por fermentação de açúcar, amido ou celulose, sendo que a melhor forma de aproveitamento é através da cana-de-açúcar o processo tem varias fases desde o esmagamento ate a fermentação e distribuição. Biodiesel:
Um combustível renovável derivado de óleos vegetais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo. Combustível composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa
O biodiesel se produz de plantas oleaginosas Girassol, Mamona, Soja, Babaçu, Demais oleaginosas, Gordura de Animais e Etc. para se produzir biodiesel o óleo e retirado das plantas e é misturado com álcool(ou metanol) depois é estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo e separado da glicerina (usada para fabricação de sabonetes) e filtrado.
Vantagens e desvantagens:
Vantagens:
Aumentar a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis com a utilização da biomassa como recurso energético, reduzindo a vulnerabilidade às oscilações dos preços do petróleo e às instabilidades políticas dos países produtores. O aquecimento global, agravado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE) por fontes antrópicas, levou países membros da ONU a assinarem o Protocolo de Quioto, que determina a redução nas emissões desses gases. O etanol está muito mais limpo que os combustíveis fósseis; Pode ser obtido em qualquer lugar do mundo, para que não temos que ser um