Combustíveis fosséis
Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral formadas por compostos de carbono (Co). São originados naturalmente através da decomposição de materiais orgânicos que acabam demorando milhares de anos para se decompor, sendo assim recursos não renováveis.
Desde a revolução industrial, quando houve a troca do trabalho artesanal pelo trabalho das máquinas, os combustíveis são indispensáveis para o funcionamento de fábricas e veículos. Como exemplo desses combustíveis temos a gasolina, o óleo disel e o carvão mineral.
Poluição:
Após a Segunda Guerra Mundial houve uma preocupação maior da humanidade em relação ao meio ambiente, foi nesse período que ocorreu a Revolução ambiental, foi através dela que passou a ser questionado o uso de recursos não renováveis e quanto as novas tecnologias seriam capazes de afetar o meio ambiente.
Entretanto a queima de combustíveis fósseis tem gerado um grande número de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, causando o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global.
Para diminuir a quantidade de emissão de CO2, começou a ser usado os combustíveis renováveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do etanol e também, vários outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricação do biodiesel.
O biodisel passou a ser usado nas fábricas de veículos, nas ferrovias e aeronaves. O biodisel é um combustível renovável capaz de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o desmatamento e a poluição, além de ser capaz de substituir total ou parcialmente o óleo diesel.
Embora tenha um crescente sucesso, o óleo diesel não é capaz de impedir a extração de petróleo e a sua grande quantidade de queima de seus derivados, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.