Gestão de risco
INTRODUÇÃO
A auditoria dos estoques vem cada vez mais sendo vista como uma ferramenta importante, diante da alta competitividade do mercado, onde as organizações sentem a necessidade de informações seguras, através de controles capazes de fornecer dados completos para continuidade de seus negócios e no auxilio para tomadas de decisão.
Diante deste contexto, verifica-se a necessidade de conceituar auditoria e estoque, para entender esses conceitos também menciona-se sobre controles e inventários de estoque e a partir daí a auditoria de estoques.
O patrimônio de uma empresa é formado por um conjunto de elementos necessários à sua existência e entre esses elementos destaca-se o estoque, por constituir o principal ativo de muitas empresas. O estoque tem muita influência dentro de uma organização, ele interage com os demais departamentos, tais como compra, vendas, produção e outras, por isso, ele tem uma parcela muito importante para o bom funcionamento da empresa, representando boa parte dos seus investimentos. “O estoque compõe o ativo circulante da empresa. Após a sua alienação, os efeitos são imediatamente refletidos no resultado da empresa” (Pagliato, 2011 p.
241).
Atualmente poucas literaturas contábeis mencionam os benefícios que a organização tem para auxilia-la na solução de problemas organizacionais, nas tomadas de decisão e até no aumento do lucro, quando se utilizam das informações fornecidas pelo trabalho de auditoria de estoques.
14
1 CONTABILIDADE
Contabilidade é a ciência que analisa os fenômenos patrimoniais, financeiros e econômicos de qualquer pessoa física ou jurídica.
A Contabilidade, na qualidade de ciência social aplicada, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, seja mesmo