BIOCICLOS
Em 1.258, os mongóis invadiram o Iraque, devastaram o território e o integraram ao império governado pela Horda de Oro. Durante os séculos XVI e XVII os turcos otomanos e os persas disputaram a região, isto resultou numa série de invasões que levaram o país à ruína e destruíram a maior parte do seu sistema de irrigação. Desde 1.658 até 1.918, o Iraque fez parte do império otomano, em seguida o país se tornou um protetorado da Grã Bretanha.
A presença britânica ocorreu até 1.932, quando o estado iraquiano entrou na Sociedade das Nações, neste mesmo ano houve um golpe de estado liderado por um setor do exército iraquiano que simpatizavam com as potências do eixo (Alemanha, Itália e Japão). A Grã Bretanha voltou a ocupar o Iraque e utilizou seu território como base de operações durante a segunda guerra mundial.
A república iraquiana foi instaurada no dia 14 de julho de 1.958, através de um golpe militar liderado pelo general Kassem, depois dos assassinatos do rei, do príncipe herdeiro e do primeiro ministro.
Em 1.979, Saddam Hussein chega ao poder e o Iraque entra em guerra com o Irã em 1.980 e o conflito dura até 1.988. A guerra foi desencadeada pela disputa política e territorial entre os dois países. Depois de estabelecido um equilíbrio de forças, após 8 desgastantes anos de luta e milhares de mortos, Irã e Iraque resolvem optar por cessar fogo e discutir suas diferenças.
Depois da guerra com o Irã, o Iraque invadiu o Kuwait em 1.990, fato que foi repudiado pelo Conselho de Segurança da ONU. Assim, em janeiro de 1.991, países aliados, liderados pelos EUA, iniciam a operação Tempestade