BIOCICLOS
Chamamos de biosfera o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada do planeta Terra que contém organismos vivos. Na biosfera, encontramos diversos ecossistemas (terrestres, marinhos e dulcícolas) e para facilitar o estudo deles é que muitos autores dividiram-na nos chamados biociclos, que são três: epinociclo, talassociclo e limnociclo.
1. EPINOCICLO
O epinociclo abrange todos os ecossistemas terrestres. Nesse biociclo, encontramos uma biodiversidade riquíssima devido à grande variedade de biomas que possui. Elas são: tundra, taiga, florestas temperadas, florestas tropicais, campos e desertos, é por isso que ele é considerado o biociclo com a maior diversidade de espécies. Cada um desses biomas apresentam uma fauna e flora características, que se adaptaram ao clima, ao regime de chuvas, à latitude, entre outras condições ambientais. Algumas espécies que são encontradas em alguns desses biomas são endêmicas, ou seja, são encontradas somente em determinado bioma.
Características dos biomas pertencentes ao epinociclo:
Tundra – bioma característico do Hemisfério Norte. Fica quase todo o ano coberto por neve. Nos meses de verão, podem ser encontrados gramíneas, pequenos arbustos, líquens e musgos. Dentre os animais da tundra, podemos citar renas, bois almiscarados, aves, raposas, insetos etc.
Taiga – encontrada no Canadá, Sibéria e Estados Unidos. Ela é chamada por alguns de floresta de coníferas. Nesse bioma, encontramos insetos, aves, alces, renas, ratos, linces, lobos, ursos-pardos etc.
Florestas temperadas – com estações bem definidas, esse bioma é encontrado em áreas dos Estados Unidos, Europa Ocidental, China e também no sul do Brasil. Sua flora é constituída por carvalhos, araucárias, samambaias etc., e sua fauna por diversos animais invertebrados e vertebrados.
Florestas tropicais – bioma encontrado na faixa da linha do Equador com uma diversidade de fauna e flora riquíssimas.
Campos – bioma encontrado em áreas dos Estados