biociclos e ecossistemas
1) O que é ecossistema? R: é o conjunto formado pela comunidade e por partes não biológicas de uma região (o cenário o rio, lago, pedra, terra, vulcão e o clima, por exemplo).
2) Quais são os principais ecossistemas da Terra? R: Floresta tropical, floresta temperada, savana, pradarias (estepe), deserto, taiga e tundra.
3) Quais são os principais ecossistemas do Brasil? R: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas.
4) A biosfera pode ser dividida em biociclos. Quais são as divisões? Cite as características de cada uma. R: Considerando-se a grande diversidade dos ecossistemas que integram a biosfera, ela pode ser dividida em três grandes biociclos:
-> epinociclo ou biociclo terrestre;
-> talassociclo ou biociclo das águas salgadas (marinho);
-> limnociclo ou biociclo das águas doces ou continentais (dulcícola). Epinociclo -> É a divisão da biosfera representada pelo conjunto de todos os ecossistemas de terra firme. Compreende a província subterrânea e a província superficial.
Talassociclo -> Compreende todos os ecossistemas marinhos. O fundo dos mares divide-se em sistema litorâneo e sistema abissal.
-> O sistema litorâneo compreende o fundo dos mares, desde as praias até a profundidade de 200 metros. Corresponde à plataforma continental. Nessa faixa encontram-se numerosos peixes, moluscos, crustáceos, anelídeos, espongiários e celenterados.
-> O sistema abissal abrange o fundo dos mares a partir da profundidade de 200 metros. A massa de água divide-se em zona nerítica, zona pelágica, zona batial e zona abissal.
-> zona nerítica (neron = água) se superpõe ao sistema litorâneo até a profundidade de 200 metros, apoiando-se na plataforma continental. -> zona pelágica (pelagus = mar alto) se superpõe ao sistema abissal e vai até a profundidade de 200 metros.
-> zona batial (bathys = profundo) se situa numa faixa entre 200 e 2 000 metros sobre o sistema abissal. Nela se encontram