Cadeias alimentares. biociclos aquáticos. poluição do ar, solo e água.
Biociclos Aquáticos.
Poluição do ar, solo e água.
Guajará-Mirim
2010
Débora Rocha de Souza
Trabalho apresentado ao Ensino Médio do Centro Educacional Inovação, como requisito parcial à obtenção de nota, sob a orientação da Profª Claudia Sanchez.
Guajará-Mirim
2010
Introdução
Neste trabalho iremos abordar os seguintes assuntos: Cadeias alimentares, biociclos aquáticos e poluição do ar, solo e água. Cadeia alimentar ou cadeia trófica, é uma sequência de seres vivos na qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que o seguem. A cadeia mostra a transferência de matéria e energia através de uma série de organismos. Os biociclos aquáticos estão representados pelos oceanos, rios e lagos. Neles, seres vivos são considerados em três grandes categorias: plâncton, nécton, bentos e iremos abordar ecossistemas de água doce e ecossistemas marinhos. A poluição vai existir toda vez que os resíduos produzidos pelos organismos não puderem ser absorvidos pelo ecossistema, o que acaba provocando alterações na sobrevivência das espécies. A poluição pode ser entendida, ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com a concentração das populações. Assim, quanto maiores os aglomerados humanos, mais intensa será a poluição. Os agentes poluentes são os mais variados possíveis e são capazes de alterar a água, o ar, o solo, etc.
CADEIAS ALIMENTARES
A sequencia de seres vivos em que um serve de alimento para o outro é chamada cadeia alimentar. Num ecossistema existem várias cadeias alimentares, formando uma complexa relação de transferencia de matéria e energia, denominada rede alimentar ou teia alimentar.
NIVEIS TRÓFICOS
Nível trófico representa a posição