biocatalise
RESUMO
Biocatálise, também referida como catálise enzimática ou biotransformação, é o uso de enzimas para catalisar reações químicas. O campo da biocatálise continua crescendo na medida em que os químicos se esforçam para tornar os processos da química verde mais eficiente ao mesmo tempo em que reduzem os seus custos. Com isso se nota a grande importância que a biocatálise possui no dia de hoje, e através dessas biotransformações a biocatálise pode ser usada na fabricação de fertilizantes e defensivos agrícolas, fármacos (química fina), na indústria de processamento de alimentos e de petróleo e também é inserida na biotecnologia, a qual faz ouso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços.
PALAVRAS-CHAVE
Biocatálise, enzimas, biotransformação, reações químicas.
02
INTRODUÇÃO
O fenômeno da volta dos produtos naturais ao mercado, após um longo período de domínio do petróleo, seus derivados e suas tecnologias, deve-se, dentre outros fatores, ao avanço tecnológico dos bioprocessos, às novas regulamentações sobre o tratamento do meio ambiente e ao surgimento recente do chamado “mercado verde”. Os processos industriais que utilizam biocatalisadores adaptam-se aos padrões atuais para produtos e processos visando à alta qualidade dos produtos, ao menor consumo energético e à preservação ambiental.
Estes aspectos, atualmente, são extremamente importantes e necessários para o desenvolvimento sustentável. Enzimas, também chamadas de biocatalisadores, são utilizadas na indústria de alimentos, fibras têxteis, detergentes, couro, medicamentos, química e de cosméticos e no desenvolvimento de metodologias analíticas. O maior número de processos que utilizam biocatalisadores ou enzimas, desenvolvidos ou