Biocatálise
1. Conceituar Biocatálise e seus sinônimos;
São reações catalisadas por meios biológicos onde os catalisadores biológicos são as enzimas. Como qualquer catalisador, as enzimas não alteram as condições termodinâmicas de uma dada reação, a relação reagente / produto no equilíbrio. Atuam sobre a cinética das reações, aumentando as velocidades reacionais tornando possíveis reações que seriam muito lentas na ausência de catalisador. As reações de biocatálise são altamente específicas, catalisando apenas um ou um tipo de reação e o poder catalítico é amplificado pelo fato do substrato de uma dada enzima ser o resultado de uma reação catalisada anteriormente. Análogo ao termo encontramos sinônimos como reações bioquímicas, biotransformações e bioconversão.
2. Conceituar, classificar e exemplificar Enzimas e Cofatores;
ENZIMAS
Conceito: enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.
Classificação: As enzimas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. O mais importante foi estabelecido pela União Internacional de Bioquímica (IUB), e estabelece 6 classes:
a) Oxidorredutases: São enzimas que catalisam reações de transferência de elétrons, ou seja: reações de oxi-redução. Ex.: Desidrogenases e as Oxidases.
b) Transferases : Enzimas que catalisam reações de transferência de grupamentos funcionais como grupos amina, fosfato, acil, carboxil, etc. Ex.: Quinases e as Transaminases.
c) Hidrolases : Catalisam reações de hidrólise de ligação covalente. Ex: As peptidades.
d) Liases: Catalisam a quebra de ligações covalentes e a remoção de moléculas de água, amônia e gás carbônico. Ex.: Dehidratases e as Descarboxilases.
e)