BIOBIO
Produção de Biogás
Camilla Souza -
Juan Pereira -
Renata Carijó – 108038993 Sérgio Meirelles – 108038676
Taísa Nogueira – Luiza
Conteúdo
Introdução
Um dos maiores desafios da sociedade hoje é a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis. Nesse contexto, o biogás representa uma fonte alternativa e renovável de energia cada vez mais utilizada no mundo.
Obtido através do tratamento de efluentes domésticos e industriais ou de resíduos sólidos urbanos e agropecuários, pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural, contribuindo para a redução dos custos de produção.
O biogás
O biogás é um combustível gasoso com elevado conteúdo energético resultante da digestão anaeróbia, processo de decomposição da matéria orgânica. Pode ser captado de tratamento de efluentes domésticos e industriais com elevada concentração de matéria orgânica e do tratamento de resíduos sólidos urbanos e agropecuários. O biogás produzido pode ser utilizado em praticamente todas as aplicações desenvolvidas para o gás natural, como a produção de calor, eletricidade e o uso como combustível veicular, sendo necessários diferentes níveis de tratamento do biogás de acordo com a aplicação pretendida.
O Biogás é composto majoritariamente por metano - 60%, seguido de dióxido de carbono 35% e 5% de uma mistura de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas voláteis e oxigênio (WEREKO-BROBBY; HAGEN, 2000). Dependendo da eficiência do processo, influenciado por