bilhete
Tal aspecto se liga de modo veemente à condição que hoje vivemos, dadas as “mazelas” manifestadas pelas relações sociais. Dessa forma, não há como negar, tudo se torna inquestionável, se devidamente registrado.
Mediante tais pressupostos, a essência discursiva inerente ao artigo em voga é a de ressaltar as características relacionadas a uma modalidade textual que figura na linguagem escrita – a ata. Esta tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada.
Diante disso, vejamos um exemplo representativo: Ata referente ao primeiro conselho de classe realizado pela (nome completo da instituição)
Aos vinte e três de março de 2010, às dezessete horas e trinta minutos, sob o comando do diretor (nome completo), da coordenadora pedagógica (nome completo) e demais professores, realizou-se o primeiro conselho de classe referente ao 1º bimestre, tendo por objetivo a análise do rendimento de todos os educandos, usando como instrumento de verificação as avaliações formais. Dentre as propostas inerentes ao evento, destacaram-se as medidas a serem tomadas no que diz respeito às possíveis falhas obtidas mediante o processo avaliativo, com vistas a contorná-las. Constatados e discutidos todos os propósitos, a reunião se encerrou, na qual eu (nome da secretária escolar) lavrei a ata, lida e assinada por todos os presentes. Belo Horizonte, 23 de março de 2010.